Muitas pessoas pensam que o ato de salvar uma vida está designado completamente a um profissional da área da saúde. Um médico. Apenas ele. Afinal, os médicos são os primeiros que nos vem a cabeça. Mas não é bem assim.

Um bom médico precisa de um bom enfermeiro, um bom assistente, um bom equipamento médico, que é onde nós da Clean Medical atuamos com a locação dos melhores e mais tecnológicos equipamentos médicos hospitalares. A saúde da população não depende apenas de um bom e único médico, mas sim da excelência de uma equipe inteira. E claro, de você.

Sim. Você também pode salvar vidas. Fazendo algo simples porém muito significativo: doando sangue. É um ato tão importante que dia 25 de novembro é comemorado anualmente o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Essa data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho para doar sangue, também serve para informar e consientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

É um ato de solidariedade humana, que ajuda salvar milhares de vidas, todos os dias, através das transfusões de sangue. No Brasil, atualmente são doadas cercas de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

Nessa data, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e multirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e outros espaços de acesso público.

Quero doar, o que fazer?

Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário seguir algumas regras, são elas:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Ter, no mínimo, 50 quilos;
  • Estar saudável;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue – entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);
  • Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60.

Seja um doador de Sangue. Salve vidas!