A incubadora é um equipamento essencial de suporte a vida de milhares de bebês, principalmente os prematuros, nos primórdios, quando ela não existia, muitos bebês morriam após o nascimento. Você sabe quem criou a primeira incubadora? E a história impressionante por trás da divulgação desse equipamento na época?

O médico francês Dr. Étienne Stéphane Tarnier, indignado com o índice de mortes de bebês recém nascidos, teve uma ideia, depois de observar pintinhos se desenvolvendo bem em ambientes quentes, criou a primeira incubadora do mundo, que ficou pronta em 1880 e foi usada em um hospital em Paris.

Médico alemão exibia bebês prematuros em parques de diversões, e conseguia  salvar suas vidas

Os benefícios do primeiro equipamento impressinou muitas pessoas, inclusive o Dr. Pierre Budin, que decidiu que o mundo todo precisava adotar esta nova tecnologia, porém na época, muitos médicos não acreditavam que a incubadora pudesse ajudar os bebês.

Então o Dr. Budin, sem o apoio da comunidade médica, começou a pensar em outras maneiras para divulgar os benefícios da incubadora. Assim o Dr. Martin Couney apareceu com uma ideia um tanto quanto assustadora: expor os bebês prematuros dentro das incubadoras nos circos de horrores, uma atração famosa na época em que eram expostas pessoas com algum tipo de anormalidade.

No ínicio ele pediu a um hospital e aos pais se poderia levar 6 bebês prematuros para a exposição, foi autorizado, já que tanto os médicos como os pais sabiam que eles morreriam logo, só que esta estratégia foi um sucesso, tanto para mostrar a tecnologia ao mundo, quanto aos bebês, que sobreviveram devido ao ambiente criado na incubadora.

Então, o Dr. Couney decidiu levar as incubadoras para o parque de diversões Coney Island, parque de diversão mais famoso da época, localizado nos Estados Unidos, com milhares de prematuros que foram expostos ao público dentro das incubadoras. Cada visitante pagava 25 centavos de dólar para ver os bebês prematuros, o Dr. Couney usava o dinheiro para fazer a manutenção das incubadoras e cuidar dos bebês prematuros, por mais de 40 anos bebês prematuros foram expostos dentro de incubadoras em Coney Island.

Graças à essa ideia, o Dr. Couney conseguiu divulgar os benefícios das incubadoras para todo o mundo e ainda salvar a vida de centenas de bebês prematuros. Devido ao avanço da tecnologia, esse equipamento médico hospitalar já está ultramoderno e conquistou espaço nos hospitais, salvando milhares e milhares de vidas que estão apenas começando.