Todos os oxímetros fazem a medição utilizando dedos. Porém, o oxímetro de dedo possui a vantagem de ser portátil, enquanto o oxímetro de pulso é estacionário. Mas como funciona esse equipamento? Hoje a Clean Medical vai te explicar!

O oxímetro é um equipamento médico utilizado para medir a saturação de oxigênio no sangue. Basicamente ele mede a porcentagem de oxigênio que está sendo transportada na circulação sanguínea. Este equipamento também é muito utilizado para uma avaliação clínica referente a doenças que causam dificuldades para respirar, como doenças pulmonares e cardíacas. 

Quando o nível de oxigênio está baixo no sangue, pode prejudicar o funcionamento do corpo e sobrecarregar outros órgãos, como os pulmões, o coração e o cérebro. Este exame pode ser feito em hospitais (oxímetros de mesa) ou em casa (oxímetro de pulso). Agora vamos aos números!

Uma saturação acima de 95% confirma que o sangue está sendo bem oxigenado e indica que os pulmões estão fazendo as trocas gasosas necessárias. Já uma taxa de saturação baixa, por exemplo abaixo de 90%, aponta que os pulmões não estão funcionando corretamente, o que serve como um alerta para que o indivíduo vá ao hospital. 

Mas é verdade que a pandemia aumentou o uso desse equipamento? Sim! Com certeza. Desde a chegada do novo coronavírus, o oxímetro está sendo usado para acompanhar o nível de oxigênio no sangue. Isso porque o equipamento mostra quando a saturação está baixa antes mesmo de sintomas, como falta de ar, surgirem.

Mas todos podem ter um oxímetro?

Depende!      

Antes do coronavírus existir, oxímetros eram utilizados apenas em hospitais, clínicas de saúde e por pacientes com doenças pulmonares específicas. Já com a pandemia, a procura e a aquisição do equipamento portátil aumentou drasticamente. 

O oxímetro emite feixes de luz que passam através do seu dedo para medir a quantidade de oxigênio que atravessa a corrente sanguínea. Quando a hemoglobina (proteína do sangue responsável por carregar o oxigênio) capta uma molécula de oxigênio, ela passa a ficar vermelha. A luz emitida pelo equipamento é capaz de medir a cor das hemoglobinas e demonstrar o nível de saturação de oxigênio no sangue.

Além de calcular a porcentagem de oxigênio na corrente sanguínea, esses feixes de luz também são capazes de fazer a leitura da frequência cardíaca. O nível de oxigênio medido por um oxímetro costuma ser preciso e o melhor de tudo é que não é um equipamento invasivo. Ele é colocado sobre a pele, geralmente na ponta do dedo, evitando-se fazer a coleta de sangue.

E os fumantes? 

No caso de fumantes, o oxímetro pode mostrar um nível de saturação de oxigênio no sangue maior do que a porcentagem real. Isso ocorre porque o tabagismo aumenta os níveis de monóxido de carbono no corpo e este gás ocupa o lugar do oxigênio no sangue. O aparelho não consegue diferenciar o que é oxigênio e o que é monóxido de carbono.

Unha pintada? Prejudica o exame, ou não? E a mão gelada, como fica? 

Nós conversamos com a nossa Fisioterapeuta, Liliane Vaz da Conceição, e ela esclarece essas dúvidas. “Sim, unha pintada interfere na leitura do exame”. Ela explica que o equipamento usa uma luz infravermelha e a leitura fica comprometida com a camada de esmalte na unha. 

“Quando o paciente está com a extremidade fria, isso significa que a circulação no local está fraca. Consequentemente, prejudica a leitura do exame, já que o mesmo mede a situação da circulação sanguínea”, esclarece Liliane referente às mãos geladas. 

Ainda tem dúvidas sobre o equipamento? Entre em contato, vamos adorar atendê-lo!