Obrigatoriedade Desfibrilador em eventos com grande aglomeração de pessoas e meios de transporte

Espaços públicos, eventos com grande aglomeração de pessoas e meios de transporte deverão ser obrigatoriamente equipados com desfibriladores cardíacos. É o que determina projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (3). A matéria segue para análise do Plenário.

Pelo texto — um substitutivo da Câmara (SDC 23/2015) ao projeto de Lei do Senado 344/2003 — o desfibrilador será instalado em locais com circulação de pessoas igual ou superior a 4 mil por dia, como estações rodoviárias e ferroviárias, portos, aeroportos, centros comerciais, estádios e ginásios esportivos, academias de ginástica, hotéis, templos e outros locais assemelhados.

As sedes de eventos de qualquer natureza com concentração ou circulação igual ou superior a 4 mil pessoas por dia também deverão ser equipadas. Além de trens, metrôs, aeronaves e embarcações com capacidade a partir de 100 passageiros, e ambulâncias e viaturas de resgate, policiais e de bombeiros.

O texto também torna obrigatória a presença de pessoa, nesses locais, designada e treinada para o uso do desfibrilador e para a realização de outros procedimentos práticos auxiliares envolvidos na técnica de ressuscitação cardiopulmonar.

Proposto originalmente pelo então senador Tião Viana (PT-AC), a proposta recebeu modificações na Câmara, como a elevação do fluxo diário mínimo de 2 mil para 4 mil pessoas, acatada pelo relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). No entanto, ele rejeitou emenda para impor a quantidade de desfibriladores a ser instalados nos locais determinados. Caiado ressaltou não ser recomendável fixar, em lei, os critérios para tornar disponíveis os equipamentos.

A Clean Medical apresenta o DEA A15 dispõe de uma tecnologia exclusiva para as pás (eletrodos) adesivos, pois com 01 única pá é possível utilizar o equipamento para os pacientes adultos e pediátricos, diferentemente de outros produtos, que necessitam de pás especiais tanto para pacientes adultos quanto para pediátricos. Essa tecnologia facilita muito a utilização do DEA, pois a todo momento, o equipamento está pronto para uso independente do tipo de paciente. Com isso é possível ganhar tempo para um socorro, e tempo neste caso é mais chance de sobrevida. Outra grande vantagem do DEA A15 se refere ao custo, pois com 01 conjunto de pás, você pode atender dois tipos de pacientes, e isso reflete diretamente na economia, pois se gasta menos para aquisição e reposição deste acessório, não sendo necessário adquirir 02 conjuntos de pás (01 adulto e 01 pediátrico) como nos modelos convencionais.

Outro ponto importante e diferenciado do DEA A15 é a bateria. Por ser desenvolvido com o objetivo de não ter a necessidade de enviar o equipamento para manutenção, sua bateria se transformou na alça removível do equipamento, e com isso, ela pode ser trocada quando necessário pelo próprio cliente. Isso também gera menos perda de tempo sem o equipamento para conserto, tornando-o mais eficaz para ficar sempre 100% disponível para o cliente.

Diferenciais em relação aos produtos similares do mercado.

  • Modo adulto e pediátrico
  • Bateria para 200 choques
  • Cartão de memória para armazenar os dados
  • Autoteste
  • Suporte técnico no Brasil

A Clean Medical disponibiliza tanto para locação como venda o DEA – Desfibrilador Cardíaco, temos uma equipe a sua disposição.