Quando falamos sobre câncer de mama logo associamos às mulheres, mas você sabia que os homens também podem desenvolver essa doença? Isso mesmo que você leu! O câncer de mama em homens é raro e devido a isso, infelizmente, ainda é pouco discutido, mas para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há, pelo menos, 1 homem com o mesmo diagnóstico.

            A faixa etária acometida são homens mais velhos, entre 50 e 60 anos, sendo mais frequente em famílias que já tenha uma herança genética. Mas como sabemos do diagnóstico? Quais são os sitomas e os tratamentos?

            Justamente por ser mais raro, não existe um “rastreamento” do câncer de mama, devido a isso não é feito a mamografia em checkups de rotinas nos homens.O exame é feito caso o homem tenha alguma crítica/queixa na região da mama, portanto é de extrema importância que cada homem preste bem atenção ao seu prórpio corpo.

            Algo bem comem que acontece é a ginecomastia, que significa um aumento totalmente benigno da glândula mamária do homem, sem risco para um câncer de mama. Mas é preciso ficar atento à outros sintomas:

  • Surgimento de um caroço próximo ao mamilo;
  • Retração do mamilo;
  • Dor unilateral na mama;
  • Secreção pelo mamilo.

A mama masculina é pequena e os nódulos são atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer uma cirurgia mais conservadora, que retira apenas uma parte da mama. O procedimento cirúrgico costuma retirar toda a mama com a aréola e o mamilo, uma mastectomia total junto com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio e linfonodo na região da axila).

Claro que, outros tratamentos podem ser necessários, como a quimioterapia, bloqueio dos hormônios e a radioterapia; o tipo de tratamento vai depender do tamanho do tumor e de suas características. É sempre importante se cuidar e prestar atenção no nosso próprio corpo, pois isso a prevenção e o diagnóstico precoce é de extrema importância no tratamento, consulte sempre seu médico.